O deusDA HONESTIDADE INDO PASSEAR

O deusDA HONESTIDADE INDO PASSEAR

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Duvido. Só se for mágico

Alguém pode explicar?

Como já passei um pouco dos 18 anos com isso diminuindo a inocência e facilidade em ser enganado com estórias da carochinha, fico às vezes imaginando quanto inocente é o povo e principalmente as autoridades fiscalizadoras, vejamos por quê?

Estamos na reta final das campanhas para eleição ou reeleição de vereadores e prefeitos.

Todos os candidatos a prefeito em seus horários políticos (aquele saco na TV) dizem:

Vou fazer isso e aquilo, a prefeitura tem dinheiro, só falta quer fazer ou saber fazer e isso eles (candidatos) sabem

Findas as eleições o que testemunhamos é bem diferente. Primeiro tenho que sanear a prefeitura o antecessor deixou um rombo de milhões ou bi (que nunca será cobrado, mais uma vez desculpem, cobrado será, recebido, jamais) isso depende da localidade, este saneamento leva três anos, no quarto e ás portas de nova campanha tudo que não foi feito em três se torna possível. Reformam-se postos médicos, melhoram-se o setor de segurança, (guarda municipal) que onde quer que vá um candidato aliado ao prefeito as ruas se enchem de lindas viaturas com rapazes garbosos com seus rádios comunicadores numa atividade impressionante, “São nossos guardas municipais” asfaltam-se ruas numa rapidez de fazer inveja a “Mister M”, coleta de lixo, iluminação pública, as cidades viram canteiros de obras “descartáveis”. Em três meses tudo estará como antes; os postos médicos serão cartão postal do abandono, ninguém mais vê um guarda municipal, as ambulâncias somem ou apodrece nos pátios ou garagens das secretarias, o lixo se amontoa as máquinas que em quatro meses rugiam abrindo ou planando ruas, asfaltando ou erguendo muros de arrimo, somem.

O que esta saindo só prestará contas ou só responderá por desvio de verbas, quando existe em dois ou três anos. Para que uma lei de responsabilidade fiscal se quando descobertas as maracutaias se leva dez anos julgando? Preso ninguém vai ou devolve o que roubou.

Os vereadores que querem ser eleitos têm a fórmula mágica para resolver todos os problemas dos municípios e mesmo sendo pessoas honestas com reais interesses em melhorar a vida dos seus munícipes terminam comendo no mesmo cocho dos reeleitos, pois as câmaras são salas de aula onde os honestos ou compactuam das maracutaias ou nenhum de seus projetos bem intencionados e necessários serão aprovados. Pior ainda se for oposição, ai mesmo aprovado o projeto (de real interesse) o executivo não

faz. Os candidatos a reeleição, que passaram quatro anos apenas balançando a cabeça afirmativamente a tudo que o prefeito desejava ou aprovando projetos de fachada (aqueles que chamam uma atenção danada mais de útil e prático não têm nada isso se não for conflitante com os interesses do executivo, são exímios professores na arte de formar novos seguidores.

Estas são algumas coisas que realmente não entendo. Por que os TCEs, TCU ou CGU não pedem a prestação de contas de todos os prefeitos três meses antes das eleições, fechando a conta antes delas acontecerem, pois se houver erros o herói não poderá concorrer até explicar e provar que não usou o dinheiro público de forma irresponsável ou por descuido parte dele foi parar em sua conta ou da mulher.

Como explicar que para se tornar vereador um candidato gaste quase o mesmo que receberá em quatro anos de mandato ou como se tornou independente financeiramente, já que era “era” pobre antes de ser nomeado vereador?

Como explicar que se um cidadão “afro descendente” passando por dificuldades financeiras e vendo seus filhos com fome vá a um mercado e de lá retire um pão e manteiga para lhes saciar a fome, pego, seja logo enjaulado e um vereador, secretário, prefeito, deputado, governador, ministro, senador ou “presimente” roube todos os dias durante quatro anos, acumule trinta processos por “roubo”, desculpem desvio de dinheiro do povo e mesmo descoberto só em julgamento se leve dez anos e eles nunca batem com os costados nas cadeias ou são impedido se voltar para seus postos para continuarem roubando?

Alguém pode explicar como numa câmara com vinte vereadores, dezenove é processado por descuido “deposito de verba em conta particular” até de mandatos anteriores e o processo não haver terminado?

Por que é proibido o uso do dinheiro e da máquina administrativa nas campanhas, mais em todas elas são mostradas e provadas ações que assim podem ser qualificadas e ninguém é preso ou sumariamente cassado?

Por que nome e cara de político que já tem dez processos não pode ser apresentado as suas vítimas para que elas possam se proteger? Desculpe essa eu sei. A cara dos meninos traquinos não pode ser mostrada para não denegrir as imagens dos marginais, (presunção de inocência), mais dez vezes, é ser inocente demais.

Nem com dez anos eu acreditaria mais nesses contos de fada ou do vigário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARCEIRO

PARCEIRO
INSTITUTO MILLENIUM