O deusDA HONESTIDADE INDO PASSEAR

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terça-feira, 27 de abril de 2010

DO CEARÁ PARA O MUNDO



Governadores e prefeitos!


Talvez não funcione, pois, deve dar um prejuízo enorme nas comissões recebidas das multinacionais, “Né mermo?”

Eis uma solução brasileiríssima, limpa, pura, correta.

Tão brasileira quanto o cabeça chata que o criou.

Que vão inventar agora?

É inviável?

Custo elevado?

Talvez!

Mais é verde-amarelo puro.

Vamos ver quem é pilantra vai botar gosto ruim nesse ensopado de lagosta.

Olha o Ceará Aí! Gente!!!!



Merece divulgação...



Fantástico! - INVENTO DE UM CEARENSE...

POSTE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 100% ALIMENTADO POR ENERGIA EÓLICA E SOLAR

Cem por cento limpeza

Por GEVAN OLIVEIRA


Não tem mais volta. As tecnologias limpas – aquelas que não queimam combustível fóssil – serão o futuro do planeta quando o assunto for geração de energia elétrica. E, nessa onda, a produção eólica e solar sai na frente, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos Estados Unidos. Também está na dianteira quem conseguiu vislumbrar essa realidade, quando havia apenas teorias, e preparou-se para produzir energia sem agredir o meio ambiente. No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.



O professor Pardal cearense é o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste.

Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido. Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. "Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo", esclarece.

Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo. Cumprindo a mesma tarefa de gerar energia, estão as hélices do avião. Assim como as naceles (pás) dos grandes cata-ventos espalhados pelo litoral cearense, a energia (até 1.000 watts) é gerada a partir do giro dessas pás.

Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo o tempo. Ou seja, um poste com um "avião" – na verdade um gerador – é capaz de produzir energia para outros dois sem gerador e com seis lâmpadas LEDs (mais eficientes e mais ecológicas, uma vez que não utilizam mercúrio, como as fluorescentes compactas) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas em operação atualmente; quanto à luminosidade, as LEDs são oito vezes mais potentes que as convencionais). A captação (da luz e do vento) pelo avião é feita em um eixo com giro de 360 graus, de acordo com a direção do vento. À prova de apagão
Por meio dessas duas fontes, funcionando paralelamente, o poste tem autonomia de até sete dias, ou seja, é à prova de apagão. Ximenes brinca dizendo que sua tecnologia é mais resistente que o homem: "As baterias do poste híbrido têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e sol 70 horas, ou sete noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas, enquanto a humanidade seria extinta porque não se consegue viver sete dias sem a luz solar".
O inventor explica que a ideia nasceu em 2001, durante o apagão. Naquela época, suas pesquisas mostraram que era possível oferecer alternativas ao caos energético. Ele conta que a caminhada foi difícil, em função da falta de incentivo – o trabalho foi desenvolvido com recursos próprios. Além disso, teve que superar o pessimismo de quem não acreditava que fosse possível desenvolver o invento.

Algumas pessoas acham que só copiamos e adaptamos descobertas de outros. Nossa tecnologia, no entanto, prova que esse pensamento está errado. Somos, sim, capazes de planejar, executar e levar ao mercado um produto feito 100% no Ceará. Precisamos, na verdade, é de pessoas que acreditem em nosso potencial", diz.

Mas esse não parece ser um problema para o inventor. Ele até arranjou um padrinho forte, que apostou na ideia: o governo do estado. O projeto, gestado durante sete anos, pode ser visto no Palácio Iracema, onde passa por testes. De acordo com Ximenes, nos próximos meses deve haver um entendimento entre as partes. Sua intenção é colocar a descoberta em praças, avenidas e rodovias.

O empresário garante que só há benefícios econômicos para o (possível) investidor. Mesmo não divulgando o valor necessário à instalação do equipamento, Ximenes afirma que a economia é de cerca de R$ 21.000 por quilômetro/mês, considerando-se a fatura cheia da energia elétrica. Além disso, o custo de instalação de cada poste é cerca de 10% menor que o convencional, isso porque economiza transmissão, subestação e cabeamento. A alternativa teria, também, um forte impacto no consumo da iluminação pública, que atualmente representa 7% da energia no estado. "Com os novos postes, esse consumo passaria para próximo de 3%", garante, ressaltando que, além das vantagens econômicas, existe ainda o apelo ambiental. "Uma vez que não haverá contaminação do solo, nem refugo de materiais radioativos, não há impacto ambiental", finaliza Fernandes Ximenes.

8 comentários:

  1. Que beleza!Por que não utiliza-la em todo o Brasil?

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  2. Olá,
    Muito interessante, vou divulgar.
    Morei cinco anos em Fortaleza(anos 90), atualmente em Curitiba. Tenho saudades.
    Gostei do blog, vou seguir.
    Visite o meu, se achar interessante, siga.
    Até +

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  3. Não se usa em todo Brasil porque os políticos perderão muito nas comissões para concessão de direitos de exploração.

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  4. Muito bem bolado.E parece que se adequa bem sem brigar com a paisagem natural,além de oferecer vantagens arquitetônicas urbanas pela ausência de cabeamento aéreo.Se um poste pode alimentar mais dois ou três,o cabeamento seria subterrâneo?
    Curioso que que combina duas formas de geração de energia.Uma moderníssima por placas e a outra pelo uso do vento,o bom e velho catavento que carregava baterias de caminhão e iluminava a nossa [e única] árvare de natal da pobre colônia de pesca onde meus pais moravam no interior de SC.

    Tenho a impressão que Bill Gates vai adorar ver isso funcionando.

    Talvez devessem mandar um resumo do trabalho para o TED,quem sabe não acaba ganhando o mundo como esse aqui :

    http://www.ted.com/talks/lang/por_br/william_kamkwamba_how_i_harnessed_the_wind.html

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  5. INVENTO DE CEARENSE. INVENTO DE BRASILEIRO!
    ME PEGO SONHANDO COM O PAÍS ILUMINANDO NOSSAS CIDADES E NOSSAS VIAS PÚBLICAS.
    COM CERTEZA OS POLÍTICOS BRASILEIROS TAL QUAL ESTE, QUE PENSA UMA NAÇÃO DESENVOLVIDA DARÁ TODO APOIO.

    PARABÉNS Fernandes Ximenes, NOSSO PAÍS PRECISA MUITO DE HOMENS PENSADORES, SONHADORES E SOBRE TUDO QUE ACREDITAM EM NOSSA POTENCIALIDADE.

    Por Osvaldo Ribeiro

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  6. A ideia é interessante, mas falando como engenheira e não como ambientalista, este produto precisa ser melhor avaliado. Gostaria de ter mais informações sobre vida útil, detalhes do plano de manutenção e assistência técnica. Se daqui a 5 anos os postes virarem sucata, quer pelo fim da vida útil, quer pela indisponibilidade de peças de reposição ou de profissionais habilitados, de nada terá valido a pena (nem ambientalmente) uma ideia que ecologicamente é interessante agora.

    Alguém conhece algum que está instalado hoje? Se sim, gostaria de saber onde está instalado para acompanhar a efetividade deste.

    Por Ivone R. Fedel

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  7. Parabens.
    Que Senhor inteligente.
    Porque não divulgam essa maravilha para todo país.
    Iremos economizar e prosperar muito.
    Se eu fosse a mãe do Senhor Fernando Ximenes, eu estaria muito orgulhosa.

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  8. Sinto! Acha mesmo que nossos governantes ávidos pelo papel vão querer alguma coisa que economize?
    Falcão, obrigado!

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